São João del-Rei mobilizada pela eficiência energética

Autor: Marcos Oliveira  - Data notícia  12/02/2020


Criança na bicicleta do escape room Cemig nas Escolas

A cidade dos sinos, o coreto, as imagens de Tancredo e Tiradentes, frente a frente, as ruas de pedra e os calmos senhores em bancos de praça, com sua clássica elegância, típica do interior, contemplando assuntos, histórias e o passar do tempo, materializados no que convencionamos a chamar de rotina. Neste cenário genuinamente mineiro, o circuito tecnológico de eficiência energética da Cemig levou jogos interativos e informações sobre o consumo consciente de energia elétrica à comunidade da histórica São João del-Rei. 

 
Pedro Miranda, estudante de filosofia, achou a iniciativa bem legal, especialmente a informação sobre equipamentos que cumprem a mesma função, mas com um menor consumo. “Achei interessante a possibilidade de conseguir fazer as mesmas coisas com menos gasto, através do uso da lâmpada de LED e da observação da letra A, nos selos que indicam o consumo de energia dos aparelhos, por exemplo”, contou.
 
A atenção a esses detalhes parece pouca coisa, mas faz toda a diferença, como destacou Irani dos Santos, moradora da cidade. “Há um mês eu tinha uma lâmpada de LED na cozinha, precisei de uma nova, não tinha dinheiro para outra e comprei da antiga (incandescente). A partir daí a minha conta de luz aumentou 90 reais e eu tenho quase certeza que foi por causa da lâmpada, pois não houve outro fato novo na casa, a não ser essa troca”, lembrou.
 
O aposentado Sergey Portes reforçou a importância da temática abordada no circuito tecnológico. “Este é um assunto atual, presente e urgente e nós temos que tomar atitudes mais sustentáveis e eficientes. Até já passou do tempo e se não mudarmos o nosso comportamento, nosso futuro será sombrio”, concluiu.
 
Interatividade
 
Como era de se esperar os jogos interativos chamaram a atenção dos visitantes do circuito tecnológico de eficiência energética, especialmente das crianças, como os pequenos Talles e Theo, respectivamente com 10 e 8 anos de idade. 
 
Fã de jogos eletrônicos, o primeiro encantou-se pelo jogo de realidade virtual e lembrou a importância de se deixar os aparelhos desligados, quando ninguém estiver usando. Já o segundo gostou mais da casa montada no caminhão, da possibilidade de gerar energia com uma bicicleta e aprendeu que não se pode secar roupas atrás da geladeira.
 
Quem também adorou os dois jogos foi a estudante Rebeca Paixão, que se se empolgou com o escape room e destacou a presença do game de realidade virtual. “Achei muito legal trazer o VR (virtual reality) para a cidade, porque há muitas pessoas que ainda não haviam tido contato com essa tecnologia e o projeto possibilitou isso”, enfatizou.
 
Cemig nas Escolas
 
Projeto que integra as ações do Programa de Eficiência Energética da Cemig, buscando principalmente a disseminação de hábitos que contribuam para a redução do desperdício de energia elétrica, a iniciativa ocorre em duas etapas: conscientização dos alunos, por meio de palestras, e a visitação ao circuito de eficiência energética, formado por tenda e unidade móvel – sendo esse circuito aberto ao público em geral.

BUSCAR NOTÍCIAS





ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto educativo aproxima Cemig e comunidade de Montes Claros

Circuito tecnológico de eficiência energética integra iniciativa pioneira em Minas Gerais


Cemig nas Escolas empolga crianças de Januária

Atrações do circuito tecnológico de eficiência energética encantou os “pequenos” da cidade do norte mineiro


Projeto estreita o relacionamento entre Cemig e a comunidade de São João del-Rei

Por quatro dias, tenda tecnológica atraiu a atenção e despertou o interesse de jovens e adultos da cidade histórica





×

Fale aí


"Tem alguma sugestão ou dúvida? Aqui é o lugar certo para que você possa falar com a gente."